quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Hip-Hop e a Paz

Tendo em vista a organização de nossa sociedade e a desigualdade social no planeta é crescente os conflitos religiosos, étnico-raciais, ambientais, sociais, econômicos e políticos.

Em nosso país estamos em um processo de transformação social, baseado no investimento em ações voltadas para a população brasileira mais carente e sem acesso a direitos constitucionais, possibilitando assim, o exercício efetivo de sua cidadania, o bem estar social-coletivo e a paz. Sabendo que o processo de implementação destas políticas públicas bem como o processo de diminuição da violência e de busca pela paz é lento, se faz necessário a parceria entre poder público e a sociedade civil organizada, sociedade esta representada pela cultura hip-hop.

Entonces, a cultura Hip-hop reconhecidamente cultura popular tem uma contribuição importante para o fomento de paz, pois através das oficinas de Hip-Hop nos mais diferentes espaços estimulamos não só o despertar de muitas crianças e adolescentes sobre os perigos da criminalidade, mas também, pelo despertar da consciência crítica e participativa de todo nós no processo de transformação de nossa realidade.

Portanto, os elementos da cultura hip-hop (MC, DJ, Break, Graffiti e Conhecimento) são agentes ativos de promoção de PAZ...

Lucas Fonseca

Um comentário:

Ana Paula Guadagnin disse...

Com certeza, Lucas!
Assim como na cultura hip hop podemos nos utilizar de tantas outras para nos organizarmos e juntos batalharmos por conquistas. Juntos.
Ana Paula.