Assinar:
Postar comentários (Atom)
A Cultura Hip-Hop surgiu na década de 70 na periferia americana. África Bambataa juntou as manifestações artísticas já citadas e fez delas um instrumento de transcendência da violência. Provocou a responsabilidade de cada um com o cuidado de sua comunidade, ideais inspirados nos ideais dos Panteras Negras. Desta forma, em vez de disputarem as gangues pela violência, a disputa se tornou pelo desenvolvimento da melhor arte, da melhor dança, da melhor música e do melhor mobilização da comunidade – função do Mestre de Cerimônias.
Através da criatividade e da expressão com criticidade a realidade social, jovens da periferia americana foram trocando o seu foco de atenção e desenvolvendo o maior movimento mundial de juventude e de comprometimento político que é hoje o Hip-Hop.
O Hip Hop, através dos seus elementos já se inseriu no imaginário cultural. Por isso, vem se tornando mais popular e de cada vez mais acessível a todos, seja pela suas artes seja pela sua militância política.
Desta forma, a atividade de construir e manifestar um Rap, ou outro elemento da cultura Hip Hop, fomentam a criatividade, a consciência crítica e a participação social – elementos necessários para a promoção de saúde e construção de cidadania corajosa e desejante.
Os cincos elementos do Hip Hop são: As artes plásticas da cultura o Graffiti representado uma arte de rua e pública que manda mensagens e se expressa através das cores graffitadas na parede, a Dança o Hip Hop denominada Break, a música Rap se origina de dois elementos; MC-mestre de cerimônia, DJ-responsável pela instrumental da música Rap e último e mais recente elemento da cultura o CONHECIMENTO que se refere ao estudo de nossa origem / passado e realidade sempre com uma visão social.Estas manifestações “artísticas” já existiam antes da criação do Movimento Hip Hop, e cada uma delas tem na história de sua origem, o seu potencial expressivo e de consciência política - potenciais que foram apropriados para o desenvolvimento da cultura Hip Hop.
Lucas Fonseca
Patricia Dorneles
Um comentário:
Muito legal, parabéns pelo trabalho.
Pessoas como você é que fazem a diferença no mundo.
Postar um comentário